A empresa de pagamentos eletrônicos Cielo, que opera marcas como os cartões Visa, anunciou um acordo com o Facebook que permitirá a lojistas criar promoções baseadas no check-in de usuários na rede social.
O projeto, que entra em vigor no dia 6 de novembro com 250 estabelecimentos cadastrados na Grande São Paulo, permitirá que lojistas façam campanhas de relacionamento e promoções por meio da rede social. Para funcionar, primeiro os consumidores devem instalar um app da Cielo em seu perfil do Facebook.
Depois, o cliente deve ir até uma loja parceira do Facebook e, ao fazer uma compra, terá a opção de inserir seus dados do Facebook numa máquina da Cielo e fazer um check-in na loja, tornando visível para todos seus amigos, em seu perfil pessoal, que efetuou uma compra em determinada loja.
A Cielo acredita que muitos consumidores toparão fazer o check-in apenas pelo desejo de compartilhar com os amigos a informação de que fizeram uma compra em determinado estabelecimento. Neste caso, o consumidor satisfeito com um produto faria voluntariamente uma recomendação a seus amigos sobre determinada loja ou produto. Na prática, qualquer usuário já pode fazer isso, fazendo check-in num estabelecimento qualquer por meio de seu smartphone, sem precisar usar uma máquina da Cielo para tal.
A operadora de pagamentos permitirá, no entanto, que lojistas criem promoções baseadas na parceira com o Facebook. Neste caso, quem fizer check-in em uma máquina Cielo, divulgando uma determinada loja, poderá ganhar, um brinde ou desconto do lojista.
O objetivo da parceria é de que lojistas usem o mecanismo para premiar clientes que fizerem o cadastro na loja (check in) e que a recomendarem a amigos, explicou o presidente da Cielo, Rômulo Dias. Assim, os lojistas poderão usar a ferramenta para fazer campanhas dirigidas para aumentar a frequência de clientes e o tíquete médio das transações. “É como um boca a boca digital”, afirmou Dias. “A recomendação dos amigos é muito mais eficiente do que campanhas na mídia.”
Segundo o presidente do Facebook no Brasil, Alexandre Hohagen, o portal pretende expandir o conceito pioneiro no Brasil para outros países. Inicialmente, o serviço não terá custo para os lojistas, mas a Cielo faz planos de obter receitas adicionais no futuro. “A gente começa não cobrando. Depois, quando o serviço estiver consolidado, a gente decide o que fazer”, disse o presidente da empresa de cartões.
Fonte: Exame Info
Postado por: www.topofyourmind.com.br
Sem comentário